A Realidade Ilusória

Hoje quero levá-los a uma reflexão que penso ser assaz importante.

Uma coisa é certa: captamos a realidade do mundo através de nossos sentidos. E nossos sentidos já nos provaram nos enganar em muitas coisas.

O que você vê na imagem ao lado, uma moça nua ou objetos no varal e no parapeito da janela? Este tipo de imagem é muito usado na Gestalt, ou seja, psicologia das formas.

Façamos um experimento mental.

Eu levo você para fora de sua casa e peço que esqueça tudo o que aprendeu sobre astronomia, geografia e física. Em seguida peço que analise durante o dia a trajetória do sol. No fim deste dia – lembrando que você esqueceu tudo o que aprendeu sobre os astros – eu lhe pergunto: Levando em consideração o que você observou hoje, é a terra que gira em torno do sol ou o sol que gira em torno da terra?

A resposta seria tão óbvia assim como o foi para muitos de nossos antepassados que a deram: o sol gira em torno da terra.

Mas hoje por meio de nossos conhecimentos sabemos que o inverso é verdadeiro. Os sentidos nos enganaram em relação a isto.

Agora tem um detalhe importante nesta questão. Alguns de civilizações bem antigas já sabiam esta verdade; souberam escapar dos enganos dos sentidos. Como chegaram a esta verdade? E que métodos usaram para tal empresa? Veremos mais tarde ao longo das explicações.

Quantas coisas você observa sem realmente prestar atenção verdadeira a elas? Procure observar as coisas por diversos ângulos diferentes. Já experimentou fazer o mesmo trajeto até o centro da cidade de formas diferentes? Uma vez de pé, outra de bicicleta e outra de carro, olhando as coisas ao redor? Se vc fizer isto vai se surpreender com os resultados. Faça isto, se não der certo devolveremos seu dinheiro em trinta dias, rsrsrs.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s